As Credenciais do Evangelho

Por pastor Marcelo de Oliveira

"Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, o qual nos declarou também o vosso amor no Espírito. " - Colossenses 1:5-8


O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). O evangelho nasceu no coração de Deus, e não no coração do homem; procede do céu, e não da terra; foi concebido na eternidade, e não no tempo. Aonde o evangelho chega, vidas são transformadas, famílias são salvas, cidades são restauradas. Nenhuma força, nenhum poder, pode resistir ao evangelho. Nenhum exército pode deter seu avanço.

Em Colossenses, capítulo 1 vs 5-8 o apóstolo Paulo nos fala sobre cinco distintivas marcas [credenciais] do evangelho.

Em primeiro lugar, o evangelho é a boa notícia de Deus ao homem (1.5).

A melhor definição de evangelho é "a boa notícia de Deus ao homem". O evangelho não é sinônimo de dinheiro, mansões, fama, sucesso. Não. Não temos autoridade para descaracterizar o evangelho. Apesar de o homem ser pecador, Deus o amou com amor eterno. Apesar do homem ser rebelde, Deus tomou a iniciativa de reconciliar-se com Ele. Apesar de o homem merecer a condenação eterna, Deus lhe ofereceu a vida eterna. O evangelho são as melhores notícias, procedentes da pessoa mais importante [Jesus], acerca do assunto mais urgente [salvação], e ele é dirigido a todas as pessoas.

Em segundo lugar, o evangelho é a verdade (1.5)

Todas as religiões precedentes poderiam intitular-se "conjecturas sobre Deus". O evangelho de Cristo, porém, traz ao homem não conjecturas, mas a verdade absoluta sobre Deus. O evangelho não é uma ponte construída da terra ao céu. Não é o homem buscando a Deus, mas Deus buscando o homem.

Dr. Warren Wiersbe, afirma que muitas mensagens e ideias podem ser consideradas verdadeiras, mas somente a Palavra de Deus pode ser chamada de verdade. Jesus é a verdade (Jo 14.6). Sua Palavra é a verdade (Jo 17.17). O evangelho é a verdade absoluta e invencível. Muitos pensadores já se levantaram com suas falsas ideologias dizendo que o evangelho terminaria. Mas todas essas pretensas e tolas teorias caem no esquecimento, cobrem-se de pó, mas a Palavra de Deus caminha viva, vitoriosa, triunfante.

Em terceiro lugar, o evangelho está centrado na graça de Deus (1.6b)

O evangelho quebra nosso orgulho, nossa vaidade, nossa justiça própria. O evangelho não está centrado na obra do homem para Deus, mas na obra de Deus para o homem. O evangelho não é a mensagem que Deus pede, mas que Deus oferece.

A graça é manifestada quando Deus me dá o que eu não mereço. Não alcanço o favor de Deus por quem eu sou ou pelo que faço, mas por aquilo que Cristo fez por mim. A graça é um favor imerecido. Não a merecemos. William Hendriksen, ilustre comentarista bíblico definiu a graça de forma magistral:

"A graça de Deus é seu favor ativo que outorga o maior de todos os dons a quem merece o maior de todos os castigos"

Em quarto lugar, o evangelho é produtivo (1.6) –

O evangelho é uma força viva. Ele tem vida em si mesmo. Aonde chega, vida são transformadas, famílias são salvas, cidades são restauradas e nações são impactadas. O evangelho transforma pecadores em santos. Sua obra é eficaz. Seu poder é notório. Sua mensagem triunfante. No texto grego, o verbo karpoforéo dá a seguinte ideia: "dar fruto, frutificar", ou seja, o evangelho produz fruto por si mesmo.

Em quinto lugar, o evangelho é para ser pregado e crido (1.7-8) –


Foi Epafras quem levou o evangelho aos colossenses. Deus utiliza-se de um canal humano por meio do qual o evangelho possa chegar aos homens. Nós que recebemos o evangelho devemos ser canais para levar o evangelho a outros. Esta mensagem precisa ser pregada e crida. O método de Deus alcançar o mundo com o evangelho é a igreja. Não há outro método. Não há outra estratégia.

O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, a todo o mundo. Nós que recebemos o privilégio do evangelho, recebemos também a responsabilidade de transmiti-lo a outros.

Concluo este texto com três pérolas:

"O evangelho é a clara manifestação do mistério de Cristo"
João Calvino

"O evangelho tem em si a marca registrada do céu"
William White

"A lei é o martelo que nos quebra; o evangelho é óleo que nos cura"
Stephen Charnock

Nele, que é o verdadeiro Evangelho


Bibliografia: WARREN, Wiersbe. Comentário Expositivo. Geográfica Editora
LOPES, Hernandes Dias. Colossenses. Ed. Hagnos - 2008

Via: A Supremacia das Escrituras

Nenhum comentário: