DIETRICH BONHOEFFER, TEÓLOGO DE CORAGEM


Bonhoeffer nasceu em 1906 em Breslau, Berlim. Seu pai era catedrático psiquiatria em Berlim.Qualquer carreira que Bonheffer seguisse, ele estaria bem encaminhado. Mas decidiu - se por seguir a carreira pastoral, e com 21 anos submeteu uma tese de doutorado sobre a doutrina da igreja.
Bonhoeffer era um opositor do nazismo por causa da sua convicção quanto a Cristo. Pois, o nazismo para ele não podia de forma alguma, ocupar o lugar de Cristo. Bonhoeffer foi um dos mentores da declaração teológica de Barmem(29 a 31 de maio de 1934), que defendia nas suas teses cinco e seis:
Tese V. “As Sagradas Escrituras testemunham que o Estado, por ordem divina, tem a tarefa de, neste mundo ainda não redimido, no qual também se encontra a Igreja, providenciar a justiça e a paz. O Estado estará se desincumbindo da tarefa e para a tal poderá fazer ameaças e o uso da força de acordo com o bom senso e a capacidade humana. A Igreja reconhece o benefício dessa ordem divina com gratidão e reverência a Deus. Ela evoca o Reino de Deus, os mandamentos e a justiça de Deus, proclamando assim a responsabilidade de regente e regidos. Ela confia e obedece ao poder da Palavra, mediante a qual Deus sustenta todas as coisas”.
Tese VI. “A tarefa da Igreja, sobre a qual se fundamenta a sua liberdade, consiste em pregar a todos os povos a mensagem da graça libertadora de Deus em Cristo, e por essa razão está a serviço de sua Palavra e obra, mediante a pregação e sacramentos”.
Por causa deste pensamento não se curvando diante do nazismo, Bonhoeffer foi preso durante dois anos (abril de 1943 a abril de 1945) e depois enforcado também em 1945.
Se discute muito sobre a teologia de Bonheffer é verdade, mas o que é inegável, é o fato que ele foi um teólogo de coragem, por causa de seus ideais. Bonhoeffer lutava contra contra o terrível nazismo que nada tem haver com a Palavra de Deus. Ele não negociou os seus princípios, mesmo diante da prisão e finalmente da morte.
Precisamos pensar na teologia desta forma, não algo puramente subjetivo, que sofre uma metamorfose para se adequar a sistemas totalmente injustos, sem fundamentação na Palavra. Com Bonhoeffer aprendemos que a coragem é fundamental para se vencer os desafios, por sermos simplesmente bíblicos.

Fonte: Teologia Corajosa

Nenhum comentário: