Crente Carnal: Folclore ou Realidade?

“Porque os que são guiados pela carne [ego] inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são guiados pelo Espírito, para as coisas do Espírito.” Romanos 8:5

1. Quando o homem em seu desejo de satisfazer suas necessidades, não faz isto visando um objetivo mais elevado, ou seja, a sua preparação para o serviço de Deus, mas somente para seu próprio prazer (claro que ninguém faz tudo conscientemente visando o serviço de Deus. Entretanto, uma vida gasta no serviço de Deus é ausente do prazer carnal, de maneira geral).

2. Quando ele procura mais ansiosa e diligentemente a prosperidade do seu corpo do que de sua alma.

3.Quando ele não nega seus desejos, mesmo quando Deus os proíbe ou quando ferem sua alma, ou quando as necessidades de sua alma clamam que os deixe. Mas ele tem que ter seu prazer, não importa o que lhe custe; e é tão persistente nisto, que não os pode negar.

4. Quando os prazeres da carne excedem os deleites em Deus, Sua Santa Palavra e caminhos, e as expectativas de prazer infinito. E isto não só na paixão, mas na estima, escolha e ação. Quando ele prefere estar se distraindo, ou festejando, ou adquirindo lucros do mundo, do que viver na vida de fé e amor, que seria um modo santo e divino de viver.

5. Quando os homens fixam suas mentes em planejar trabalhar e estudar para fazer provisão para os prazeres da carne e isto ocupa o primeiro lugar em seus pensamentos e isso lhe é prazeroso.

6. Quando eles conversam, ou ouvem, ou lêem mais coisas agradáveis à carne do que àquelas que deleitam o espírito.

7. Quando eles se deleitam mais na companhia de pessoas não crentes, mais do que a comunhão dos santos, nos quais eles poderiam ser exercitados no louvor ao Seu Criador.

8. Quando eles consideram que o melhor lugar para viver e trabalhar é onde eles podem satisfazer seus desejos carnais. Eles preferem estar onde têm coisas fáceis e onde nada falta para o corpo, do que em lugares onde têm muito melhor ajuda e provisão para a alma, apesar da carne ser atormentada por isso.

9. Quando ele está mais disposto a gastar dinheiro para agradar sua carne, do que para agradar a Deus.

10. Quando ele não acredita ou gosta de nenhuma doutrina exceto a famosa ”crença-fácil” , “promessas” (isto é, a fé que não requer obediência aos ensinos bíblicos) e odeia a mortificação dos desejos, o carregar a cruz, que classifica como “legalismo” muito rígido. Por estes sinais e outros semelhantes, podemos facilmente conhecer o crente carnal.

Autor: Título original “As Dez Marcas do Pseudo Crente” do Rev. Richard Baxter, Tradução: Tânia Gueiros, monergismo.com

“Porque a inclinação da carne é morte[espiritual]; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Romanos 8:6

“Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7

Estes são pensamentos e atitudes da vida de um determinado tipo de freqüentador da igreja que pode até está se dirigindo a Cristo, mas com certeza, ainda não compreendeu a Sua mensagem, e compreende-la, é definitivo para que possa segui-lo, e segui-lo, é determinante para a salvação. Se você se viu nestes exemplos, pare e reoriente sua vida segundo as palavras de Cristo.

Roberto Aguiar
Via: Disecrnimento cristão

Nenhum comentário: